As recentes notícias da tentativa da Microsoft comprar o Yahoo! me faz pensar no futuro que a Web está tomando.

A Microsoft tem o hábito de começar tarde em alguns mercados, especialmente na Web. Foi assim com seu navegador, programa de mensagens instantâneas, busca e mais um tanto, mas têm o poder (leia-se dinheiro) de dar uma guinada nisso.

Depois de muito penar e ver que está gastando demais para fazer, muitas vezes sem talento ou sucesso, o que já tem gente fazendo bem há algum tempo, eles resolveram apelar. Agora eles querem comprar o Yahoo!

Eu não sou um dos maiores fãs do Yahoo!, mas já usei e gostei dos serviços deles (especialmente o Webmail que era fantástico). Mas sou menos fã ainda da Microsoft.

Eu, particularmente, não gosto de fusão de empresas desse porte. Atrapalha a concorrência e pode diminuir a criatividade (se você olhar para o Mac OS X e para o Windows Vista vai entender o que eu quis dizer).

Torço para que isso não ocorra, mas se ocorrer é torcer para que o estrago não seja grande demais.

Lendo os comentários sobre a repercussão dessa notícia vi a charge que o Taq fez do que, talvez, esteja passando na cabeça dos funcionários do Yahoo! e fiquei imaginando se uma provável busca pelo termo "Linux" no Yahoo! a resposta vai ser algo como: "Essa busca realizou uma operação ilegal e não trará resultados", ou ainda "Você quis dizer 'Microsoft Windows Vista'".

Tenebroso!