Tem certos dias que me sinto especialmente idiota. Hoje é um deles.

Em fevereiro comprei meu primeiro carro 0KM. Como a demanda pelo carro está alta, o mesmo só ficou pronto para entrega semana passada.

Tudo muito legal, até a hora que vamos pagar. Fiz o dever de casa e juntei uma boa parte do dinheiro para pagar o carro (infelizmente não vou poder pagar tudo à vista).

Semana passada o vendedor me ligou para acertar os detalhes e me passar os dados da conta deles para que eu fizesse a transferência eletrônica (TED). Qual não foi minha surpresa ao descobrir que eu deveria cadastrar a conta deles na minha agência (que ainda é em Brasília).

Fui a uma agência do Banco do Brasil aqui em Curitiba para tentar realizar a operação e o atendente me disse eu poderia redigir um documento solicitando o cadastramento que eles enviariam para minha agência e que em 48 horas a conta estaria cadastrada para eu fazer a transferência.

Ótimo, pensei eu, vou agendar a retirada do carro para um dia após a liberação da conta para não ter erro.

O que ocorreu então? Ocorreu que, sabe Deus porquê, a conta não está cadastrada e não consegui pegar meu carro. Entrei em contato com minha agência e me disseram que o tal fax nunca chegou. Entrei em contato com a agência aqui em Curitiba, me mandaram ligar na minha agência em Brasília para ver se o tal fax chegou (e me pergunto aqui, eu deveria descobrir isso? não é trâmite do banco?).

Ligo na minha agência e... sou tratado feito um idiota. As pessoas não se dão ao trabalho de me ouvir, dizem que alguém vai me ligar.

Ligo mais duas vezes e a pessoa diz "fique tranquilo que vamos lhe ligar", na terceira vez que liguei perguntei a que horas a pessoa vai me ligar, e a atendente me diz que a gerente (?) vai me ligar às 4h. Como assim? Eu precisava do negócio com urgência, mas a gerente (se é que é gerente) vai me ligar às 4h da tarde, depois que o banco fecha e 1h antes da loja fechar???

Depois disso tudo só posso me sentir idiota. Compro um bem, tenho dinheiro pra pagar, o dinheiro está na minha conta, mas não consigo usá-lo? O dinheiro é meu, mas o banco, que pago caríssimo para manter uma conta meia boca, fica burocratizando para me devolver o que é meu?

Estou considerando seriamente fechar minha conta no Banco do Brasil e abrir em outro banco. Não que eu ache que outro banco vai ser muito melhor, mas talvez eu mude por um tempo essa minha frustração.

Então fica aqui a dica: se você tem conta no Banco do Brasil e quer tirar seu dinheiro de lá, programe-se para pedir o seu dinheiro 6 meses antes de realmente precisar (acho que deve ser esse o prazo). Se você ainda não tem conta no Banco do Brasil, nem abra, eles não vão deixar você tirar seu dinheiro de lá mesmo.