Hoje me deu vontade de escrever e eu não sabia o que escrever, então vou falar dos meus projetos para 2008.

Como estou lendo o livro Getting Things Done, acho que vou colocar em prática (ainda que só em parte) um dos princípios do livro aqui no blog. Vou listar os projetos que não saem da minha mente.

Todo inicio de ano é aquela velha lenga-lenga: vou fazer isso, vou fazer aquilo etc. e no final do ano nem metade do que alardeei eu fiz. Esse ano quero que isso seja diferente.

Esse ano o meu primeiro projeto pessoal já foi iniciado: academia. Depois de malhar por 3 meses, no ano passado, fiquei parado um tempão. Esse ano coloquei (e minha esposa também) como meta emagrecer. Estou, atualmente, com 103 Kg e, segundo as contas da moça da academia, deveria estar com 81 kg. Logo tenho muito chão (ou banha) pela frente. Até o fim do ano espero estar com 85 Kg, que é o peso que eu considero ideal.

No meu post de inicio de ano também disse que quero ficar mais tempo com minha esposa, e esse é outro grande projeto. Como me mudei para Curitiba em Setembro e estive bem envolvido com alguns free-lance, não deu para conhecer a Cidade e seus arredores. Esse um motivo de eu querer parar de pegar projetos free-lance. Investimento na minha família é prioridade.

Sobre o Drupal. Já disse nas minhas metas que pretendo me envolver mais com o projeto e com a comunidade Brasileira. Esse ano vou me empenhar mais nisso e para tanto vou parar de pegar projetos free-lance por um tempo, pois eles têm tomado um tempo precioso em que eu poderia estar escrevendo documentação (algo que me dá muito prazer). Se pintar, como no ano passado, também quero ministrar cursos sobre Drupal, de preferência algo como o treinamento Mão-na-Massa que ministrei ano passado.

Outro projeto que quero iniciar esse ano é a construção do meu primeiro jogo. Um jogo de verdade, nada como Torres de Hanoi ou algo tão simples quanto. O meu auto-desafio é recriar o Sim City. Nada de novo, o mesmo e velho jogo, com as mesmas coisas que ele já tinha na sua versão antigona. Esse desafio é simbólico, pois é com ele que quero inicar a programação de jogos. Esse é um sonho antigo, e creio que o Sim City é um bom começo. Você pode dizer: ah, faz algo mais elaborado, em 3D. Não! Eu quero aprender, e devagar. Esse jogo vai ser outro marco para mim, pois vai ser através dele que vou, finalmente, consolidader os meus (até agora poucos) conhecimentos de C/C++ e de quebra aprender SDL. Não penso, por enquanto, em mudar de carreira. Desenvolvimento Web é uma paixão que só mudo se me identificar mais com outra coisa.

Ler mais. Estou tentando adquirir o hábito de ler em casa. Explico. Sempre li quando estava em ônibus, metrô, ou parado em algum lugar (como quando trabalhava vendendo doces para ajudar minha mãe). Nunca parei para ler em casa. Esse ano quero mudar isso. Separar 1 hora diária para leitura.

Esses são alguns dos projetos que quero me dedicar. Existem outros, mas esses são os que estão me agoniando mais nesse momento, e creio que eles me darão gás para realizar outros (como fazer uma Pós-graduação e um curso decente de Inglês).

Agora é focar. Entregar os free-lance que eu já comecei, e não assumir novos para poder assumir somente os meus projetos. Depois, se sobrar tempo, assumirei novos trabalhos.