Olá a todos!

Finalmente estou postando algo novamente! Já faz um bom tempo desde a última vez, e isso se deve, em grande parte, ao fato de eu ter ficado mais de um mês sem acesso a Internet em casa.
Como muitos sabem, me casei, e finalmente(depois de 3 meses na casa da sogra), consegui ir morar no meu apartamento.
Durante esse período de transição(parte do mês janeiro e até ontem) fiquei sem internet em casa.
Com isso, muitos projetos atrasaram e agora vou ter um bom trabalho para me reorganizar.

Mas voltando a postar, gostaria de comentar sobre "semântica web"!
Andei lendo ultimamente em alguns blogs algumas coisas sobre o assunto e fiquei surpreso como coisas que deveriam ser obrigação, parecem ser uma coisa nova e nunca antes pensada... explico: em alguns lugares têm se falado de semântica web, como sendo a organização do código HTML para que o mesmo fique inteligivel tanto para humanos como para máquinas.

Pois bem, quanto a isso eu não tenho nada contra, muito pelo contrário, tenho muitos motivos para ser a favor disso, afinal sou desenvolvedor web, e nada melhor do que organização na hora de desenvolver. O que me deixou muito intrigado foi o fato de se falar desse assunto como se fosse uma coisa nova.
Esse assunto é tão antigo quanto a própria web, a diferença é que ultimamente as pessoas têm atentado mais para os padrões da web. Outra coisa que me deixou intrigado é o nome que foi dado: "semântica web". Esse termo deve ser usado com cuidado, pois há muito tempo Tim Berners-Lee já havia definido esse termo, mas com um sentido bem mais complexo do que simplismente semântica de código.

Eu vi isso acontecer com o termo "padrões da web"(Web Standards). Muita gente no Brasil, infelizmente , chama um site que está em conformidade com os padrões da web de "site tableless". O fato de um site não usar tabela na sua estrutura não o torna coformante com os padrões web, e ser conformante com a web é muito mais uma questão de necessidade do que simplismente um item de orgulho ou um site bonito.

Um site necessita fazer uso de padrões web, pois através desses padrões o site fica muito mais acessivel por todas pessoas, sejam essas pessoas com todas as faculdades normais, seja pessoas com necessidades especiais.

Espero que todos nós possamos fazer uso dos padrões da web e da semântica do código pois isso nos ajuda e ajuda a outras pessoas. Espero também que a semântica web real(aquela definida por Tim Berners-Lee) deixe o papel e entre verdaeiramente nas nossas vidas.
Por último: o fato de seu site ter o código semanticamente bem feito e estar em conformidade com padrões da web, não seja o único motivo de orgulho, pois isso não é nada mais do que a obrigação de quem desenvolve para web. Ter conformidade com padrões é importante, mas ter conteúdo bom ajuda bastante!

Abraço a todos!