Olá a todos,

Antes de mais nada, um aviso: esse post é um post inflamado, e cheio de raiva, e que atira para todo lado. O seu conteúdo não necessariamente expressa averdade mas sim a minha opinião. Favor levar isso em conta Tongue out

Eu não gosto da revista INFO. Eu não assino essa revista. Eu não compro essa revista. Mas hoje estava folheando a última edição, que chegou na minha casa pois o meu amigo Janz assina (ele está de férias e a edição veio para minha casa).

Eu sei que os caras da revista vivem de propaganda e sei também que essa revista foca o usuário estúpido e sem conhecimento em tecnologia. Não é à toa que a revista, em toda edição, aborda algum aspecto do Norton (seja antivírus ou não) ou uma "nova" (para não dizer roubada) funcionalidade do Windows XP/Vista/2003 etc.

Sei também que os caras não tem o mínimo interesse em falar, decentemente, de GNU/Linux e software livre em geral, pois os patrocinadores estão do outro lado do mercado, e isso pode prejudicar o lado deles.

Dito isso, acho que comentar o fato do "destaque" da edição ser o Windows Vista (e como removê-lo) é desnecessário. Mas algumas coisas me deixaram indignado.

A primeira o fato dos caras comentarem que o Firefox 3 (que está em beta ainda, diga-se de passagem) tem 700 bugs. E daí? O software é beta!!! Quando sair a versão estável (será porque tem esse nome?), tudo bem, mas ainda é beta!! Tenha dó.

Continuando, os caras fizeram uma pesquisa (sabe-se lá quem votou nisso) para eleger os melhores de 2007. Bacana, super legal. Os caras levantaram a bola de um bando de porcaria. Aí lá fui eu ver o melhor CMS do ano, e qual não foi minha surpresa ao ver o XOOPS como sendo o melhor! Minha nossa! Onde esse mundo vai parar?!?! XOOPS melhor que Drupal e Joomla! ? Que disparate. O melhor de tudo e o argumento: o XOOPS tem mais de 300 módulos. Os caras só esquerceram de falar que é praticamente uma arapuca, cheia de buracos. Já vi em fóruns (de XOOPS) aí gente dizendo que não aguenta mais ter o seu site com XOOPS invadido toda semana. Ora tenha dó, o XOOPS demorou um ano para ter uma atualização. Não é à toa que o Drupal venceu esse ano o Packt Open CMS Award na categoria Overall. Nem é à toa que a Acquia, empresa do Dries (fundador do Drupal) acabou de receber um aporte de capital de 7 milhões de dolares!

Algumas edições anteriores eles ainda haviam falado de Ruby On Rails e Django. Quando falaram de RoR, disseram que o seu ponto fraco é o Ruby. Quando falaram de Django, disseram que o ponto fraco é o Python. Vai ver quando falarem do .Net vão dizer que o ponto fraco é o C# (até parece que eles iriam contrariar o patrocinador né?). Aí agora eles vêm com uma matéria sobre Django, que não diz nada sobre a ferramenta, e fala que ela tá garantindo o emprego da galera. Porque não falam que é feita em Python que, segundo eles mesmos, é um ponto fraco? Devia ter dito. (A propósito, gosto muito de Python e, ao contrário do cara que escreveu a outra matéria, acho que esse é um dos pontos fortes do Django).

Por último uma matéria falando de Plone. Essa eu nem me dei ao trabalho de ler. O título da matéria é: "Site bom é com o Plone". Fala sério! Já trabalho com Plone a 2 anos, e até hoje não vi ninguém que tenha feito um site decente com essa ferramenta sem o uso do Squid e um monte de cache para segurar a onda do Zope, sem falar que não há documentação decente atualizada. Como diz o Janz, é uma ótima idéia muito mal implementada. Ainda sonho ver o Plone feito sobre o Django Laughing.

Enfim, esses foram pontos que me deixaram literalmente irado com essa porcaria de revista. Fico imaginando onde as pessoas que escrevem para essa revista lêm sobre tecnologia, deve ser no Terra! Só pode.

É claro que o lance do Drupal me deixou irado mais que os outros, mas esse tipo de matéria imbecil e com visão parcial é duro de engolir.

Tenha dó.

Voltamos agora com a programação normal.