Essa semana estou trabalhando em mais um freelance (ainda não posso divulgar todos os detalhes), e para o desenvolvimento do projeto, resolvi trabalhar com as classes da PEAR.

Eu já havia usado usado a PEAR quando ainda ela era a PHPLib, e naquela época já era muito boa, mas faltavam algumas coisas, ou você tinha que fazer alguns "gatos" para que funcionasse corretamente. Agora, depois de algum tempo sem mexer com a PEAR, resolvi adotá-la e fiquei felizmente surpreso. As classes que estão no repositório oficial estão muito bem feitas e extremamente profissionais. Acredito que com essas classes você pode ter um rendimento muito maior, e é isso que estou sentindo na pele (felizmente).

Estou usando algumas classes fantásticas, como a LiveUser e a QuickForm. Essas duas e mais a Template_IT fazem da PEAR uma ferramenta muito poderosa para desenvolvimento de Websites com muitos formulários e que costumam (ou que precisam) mudar de aparência com relativa frequência.

Obviamente, como o projeto usa banco de dados, também estou fazendo uso da maravilhosa (e já bem conhecida) DB.
Em termos de abstração de banco de dados em PHP, a DB dá um show!

Depois dessa experiência me sinto motivado a escrever mais um artigo, e dessa vez será sobre a PEAR. Talvez nesse artigo também eu fale sobre um assunto muito interessante e que agora pra mim é lei: os WebStandards. Como eu escrevi em um artigo, padronização é fundamental, e nada melhor do que começar pelo lugar mais evidente: a estrutura do site. Esse assunto ainda vai dar muito pano para manga :-)

É isso, para quem estiver interessado, visite o site da PEAR e dêm uma olhada no que já tem pronto antes de começar a "reinventar a roda".