Eu trabalho com desenvolvimento web desde 2001 e sempre envolvido com Software Livre de alguma forma. Isso é uma coisa que me faz muito feliz.

Desde 2002 eu trabalho com Drupal. Comecei quando ainda trabalhava na Intertexto, que fez vários testes e alguns trabalhos com as versões 4.2 e 4.4 desse fantástico CMS. Desde lá nunca mais parei de mexer com essa ferramenta, e em 2005 criei o que hoje é o Drupal Brasil.

Trabalhar com Drupal é uma das coisas que me dá mais prazer. No meu post onde falo das minhas expectativas para o ano de 2008, desenvolver mais módulos e documentar mais o Drupal para o público Brasileiro estão lá, entre os que mais anseio por tocar adiante. Faço isso por puro prazer (e, às vezes rende até uma graninha).

O Drupal, hoje, não é o meu "ganha-pão", acho que está mais no meu hobby. Já houve uma época que quis muito trabalhar exclusivamente com criação de sites usando Drupal, hoje quero menos isso. Na verdade, meu interesse com o Drupal está mais para a instrução do que para o desenvollvimento.

Desenvolver sites com o Drupal é muito fácil, e muito legal. Mas acho que já passei dessa fase. Já fiz isso demais e hoje isso tem virado rotina, o que cansa.

Por isso esse ano quero me dedicar mais a divulgar, documentar e fomentar o uso do Drupal. Estive até pensando em escrever um livro sobre Drupal, em português, mas tenho quase certeza de que não o farei (talvez não nesse ano). São pensamentos ambiciosos, mas que quero ir com calma.

Já ministrei dois cursos de Drupal, e gostei bastante. Já escrevi
alguns tutoriais e também adorei. Esse ano quero me manter nesse
patamar.

O Drupal Brasil tem sido uma experiência legal. A comunidade está se movimentando. Os novatos têm ido muito por lá. Uma pena é que os experiêntes - boa parte deles - não têm ido (uma pena, que alguns não compartilhem o conhecimento). Mas gradativamente a comunidade tem crescido.

Já escrevi um artigo em duas partes( parte 1, parte 2) sobre as melhores práticas (basicamente um copy & paste com algumas alterações do tópico oficial). Vou ainda escrever alguns tutoriais para o Drupal 6 (sobre módulos, temas, e outras coisas mais).

Vamos ver se esse ano consigo por os projetos para andar hehehe.

Ps.: Esse post se parece com um outro mas é que eu ia escrever sobre outra coisa, mas no meio do artigo minha chateação passou, e mudei de foco Laughing melhor não me estressar.