Olá a todos!

Esse fim de semana estive mexendo na minha máquia em casa e no serviço e consegui fazer funcionar o XGL em conjunto com Compiz!

Para muitos é "frescura", mas achei muito bonito os efeitos oferecidos pelas ferramentas! Eu, que tinha tanta inveja do viusal do MacOS X, agora posso me orgulhar de ter uma máquina que está chegando cada vez mais perto(ao menos no visual hehe).

Tirei algumas screenshots que estão abaixo. Essas screenshots são da minha máquina no trabalho, mas em casa consegui o mesmo efeito.
Tive alguns problemas para instalar pois a minha máquina é uma Debian Sid(Unstable) e por algum motivo o Xgl dava um erro de font 'fixed' que resolvi adicionando um parâmetro (-fp <caminho da fonte>).
Ainda estou com um problema: não consigo configurar o compiz no gconf... simplismente não aparece as opções de edição para os elementos em screen0(eles não são criados automaticamente).

Espero com o tempo resolver esses problemas e espero que os pacotes entrem logo nos respoitórios do Debian, afinal esse negócio de ficar usando rpm com alien não me parece lá grande coisa.

Agora, os screenshots:

Ambiente virtual em forma de cubo
Cubo

Ambiente virtual em forma de cubo visto de baixo
Cubo

Ambiente virtual em forma de cubo com vídeo no canto
Cubo passando vídeo

Efeito estilo exposè onde todas as janelas no ambiente são mostradas lado-a-lado
Efeito exposè

Janela grudada na lateral
Janela grudada

Janela grudada na lateral e topo
Janela grudada

Minimizando uma janela
Minimizando janela

Efeito de transparência
Transparência

Efeito de transparência com vídeo sendo executado ao fundo
Transparência com vídeo ao fundo