Desenvolvimento web é muito prazeroso, mas às vezes se torna entediante. Não é a primeira vez que eu escrevo isso, mas é que esse é um sentimento recorrente para mim nos últimos tempos.

Na verdade eu acho que não é só o desenvolvimento web que se torna entediante, mas todo o desenvolvimento. Tudo que você fez repetidas vezes tende a se tornar entediante, e com o desenvolvimento web não poderia ser diferente.

Obviamente que nem sempre temos as mesmas situações. No entanto, algumas tarefas se tornam tão triviais que faz com que não as queiramos fazê-las. Isso torna toda a coisa entediante.

Numa tentativa de fugir um pouco desse tédio cíclico é que estou me aventurando em outras áreas de desenvolvimento, como desenvolvimento de aplicações para desktop e jogos.

Desktop foi o meu primeiro contato com programação, nos idos de 1998 quando comecei a aprender Object Pascal (Delphi). Já o desenvolvimento de jogos é uma coisa que venho querendo aprender desde essa mesma época, mas nunca dediquei muito tempo.

Hoje em dia tenho brincado com Python e PyGTK para fazer aplicações desktop (ainda não tenho nada que posso mostrar, mas está em progresso). Já para jogos, ainda não encontrei nenhum framework/biblioteca que me faça gastar muito tempo estudando-as.

Cheguei a fazer a pré-matrícula numa pós de gradução em desenvolvimento de jogos, mas, por falta de quórum, o curso foi adiado para o próximo semestre.

Acho que procurar outras áreas de desenvolvimento é uma forma de quebrar esse tédio natural além de ativar áreas criativas que nem sempre estimulamos. Quebrar o tédio é bom porque você também ganha em produtividade.

É claro que existem muitas outras formas de quebrar o tédio, mas para mim, novos desafios são, quase sempre, a melhor forma de fugir desse mal que atrapalha tanto.