Lendo esse post do Károly Négyesi (não me peça para pronunciar isso pois não faço idéia de como seria) me toquei que também estou fazendo 5 anos de uso e desenvolvimento com Drupal!

Comecei a mexer com o Drupal em 2003/2004 quando ainda trabalhava na Intertexto como programador. Naquela época o Orzenil apresentou o Drupal como uma possível ferramenta para a construção de sites (meu trabalho então) na empresa.

O Drupal estava na sua versão 4.4 (ou 4.2, não lembro direito) e estava deixando a desejar em vários pontos, e acabamos não o usando plenamente. Naquela época ele fazia uso da Xtemplate uma engine nojenta para construção de temas o que tomou muito tempo e tornou as coisas cansativas.

Depois disso, em 2005, criei o Drupal Brasil. Um site que começou pequenino e acabou virando a maior referência de Drupal em língua portuguesa (nada oficial, mas não achei nada que mostre o contrário). Hoje o Drupal Brasil tem mais de 4800 usuários e é uma comunidade ativa e vibrante que faz muito pelo Drupal no Brasil. Estão programadas algumas mudanças que virão, se Deus quiser, ainda esse mês!

Esse ano, como já disse algumas vezes no Twitter, é o ano do Drupal na minha vida. Já ministrei dois treinamentos Mão na Massa, tenho mais um agendado para junhoe, e, também em junho, uma palestra no CMS Brasil. Isso sem contar nos módulos que estou desenvolvendo e nos projetos que fui convidado a participar.

Infelizmente não consegui introduzir o Drupal na empresa (governamental) na qual trabalho por questões políticas (o que, no governo, não é política não é mesmo?). Isso é um ponto que me deixa um pouco chateado mas consigo viver com isso ainda por um tempo.

No fim, como disse o Károly o Drupal me deu muitas coisas e eu espero ter respondido à altura.