Recentemente foi iniciada uma nova rodada de discussões sobre a comunidade Drupal no Brasil. Junto com essas discussões, também foi iniciada uma nova discussão sobre uma reestruturação do Drupal Brasil (site que eu crie e manti por um bom tempo).

Alguns devem ter percebido que me mantive ausente de toda a discussão sobre o novo site do Drupal Brasil, e que dei poucas opiniões sobre a comunidade Drupal no Brasil.

Então, antes que alguém me acuse de estar praticando aquilo que critiquei, quero expor alguns motivos (bem simples) da minha ausência nessas discussões:

  • Já debati várias vezes esse assunto, no Drupal Brasil, via Gtalk, vi irc e, para ser bem sincero, não estou motivado a discutí-lo novamente. Não porquê eu não o ache importante, longe disso, mas porquê eu cansei (intelectual e fisicamente) da discussão.
  • Acredito que quem dá sua opinião tem que estar disposto a fazer algo para implementá-la. Eu estou sem tempo para dedicar a novas tarefas e certamente não poderia assumir nada do que eu teria para propor.
  • Todo mundo (ao menos os mais interessados) já sabem quais são as minhas sugestões anteriores.
  • Tenho pouco a acrescentar daquilo que já foi dito, e por isso também evitei enviar novos comentários.

Esse é um resumo dos meus motivos. Algumas outras coisas me incomodam, mas não vêem ao caso, uma vez que são coisas pessoais e que não vão se resolver rapidamente.

No entanto escrevo isso não para desmotivar alguém de participar. Escrevo unicamente para esclarecer. Tenho visto o levante de algumas pessoas como o Pedro Faria, Pedro Rocha, Paulino Michelazzo, Thiago Régis e alguns outros. Essas pessoas estão fazendo um bom trabalho em discutir, rediscutir e coordenar uma estruturação da comunidade que eu não dei conta de fazer. A eles os meus cumprimentos e o sincero desejo de que dessa vez seja diferente.

Como membro da comunidade, irei continuar contribuindo conforme o que eu posso, com código, screencast e um ou outro tutorial. Mas discussões desse tipo, por enquanto eu passo.