Esses últimos dias venho pensando um pouco sobre minha carreira como desenvolvedor Web e o meu futuro.

Desenvolvo para Web desde 2001, mas comecei a programar computadores em 1998 com a ajuda de um grande amigo. Em 1998 eu não tinha computador meu e ia para a casa desse amigo programar usando Delphi (na época usávamos a versão 2.0). Foi uma boa época onde aprendi um bocado sobre lógica de programação, apesar de, na época, eu mais assistir e dar palpites do que programar efetivamente.

Em 2001 comecei a faculdade de ciência da computação e também comecei a trabalhar com suporte técnico e atendimento telefônico numa empresa de hospedagem de sites. Quando comecei a trabalhar nessa empresa também tive a oportunidade de fazer pequenos programas e escolhi PHP para isso. Foi assim que aprendi essa linguagem que vem sendo minha grande amiga desde então.

De lá para cá aprendi muita coisa sobre linguagens de programação, HTML, CSS, e tantas outras coisas. Aprendi a programar bem em pelo menos mais 2 linguagens e a programar mais ou menos em algumas outras. Mas sempre me foquei na Web.

Hoje trabalho numa empresa do Governo Federal, desenvolvendo sistemas com tecnologia Web e desenvolvo projetos como freelance usando o Drupal (um CMS para a Web). Como você pode perceber, são 8 anos trabalhando só com Internet.

Depois de tanto tempo, acho que já vi de tudo e já trabalhei em todo tipo de projeto para a Internet. Já trabalhei em projetos grandes, de milhões de Reais, e projetos gratuitos. Já desenvolvi projetos proprietários (é a vida né?) e projetos livres (que são melhores, claro). Mas acho que já vi demais de tudo o que se relaciona à Web. Nada mais é novidade, nada mais é um desafio tecnológico. É tudo "mais do mesmo". Acho que isso tem me cansado um tanto.

Um sentimento comum nesses tempo também tem sido a frustração. Frustração por não trabalhar em nenhum projeto realmente empolgante e desafiador. Talvez pelo meu empregador ser o Governo, talvez por eu ser uma pessoa pouco empreendedora. Isso me levou a tomar a decisão de escolher uma nova área de estudo e, talvez no futuro, de trabalho: jogos.

Minha paixão por jogos data de 1986 quando ganhei meu primeiro vídeo-game, um Atari 2600. Naquela época eu era uma criança que jogava diariamente. Quebrei alguns joystics (como todo mundo que teve um Atari) e briguei muito com minha irmã. Em 1990 descobri o SNES, onde passava 8h jogando numa locadora perto da minha casa. Cheguei, em 1996, a ter uma locadora de vídeo-games em casa, onde alugava os jogos e as pessoas podiam também pagar para jogar por hora (esse foi meu maior empreendimento).

Nessa época sempre pensei em fazer jogos, tanto que em 1998 quando aprendia Delphi, fiz alguns poucos joguinhos. No entanto acabei me desviando e fui trabalhar com desenvolvimento para a Web e não sobrava tempo para me dedicar a essa paixão.

Recentemente escolhi fazer uma pós-graduação em desenvolvimento de jogos. Alguns amigos perguntam o motivo, e a resposta é sempre a mesma: porquê é algo novo. Sinceramente não sei se vou ser um bom desenvolvedor de jogos, e nem mesmo se vou um dia trabalhar nessa área, mas estou tentando aprender.

Estudar essa nova área vai ser bom porquê vou poder voltar a exercitar minhas habilidades como programador. Não que eu não faça isso hoje, mas atualmente é um processo semi-automático. Acho que tendo que resolver problemas nunca enfrentados vou dar um novo passo na minha carreira/desenvolvimento profissional.

Diante disso tomei a decisão de dar um tempo em projetos novos para a Web. Ainda vou continuar me envolvendo com o Drupal e o Drupal Brasil, e dando treinamentos esporadicamente, mas vou concentrar mais esforços nessa nova área.

Apesar desse site/blog se chamar WebPHP ele vai acabar mudando um pouco de assunto. Vou documentar, tanto quanto for possível, do meu processo de aprendizado aqui.

Estou bastante empolgado para esse novo passo na minha vida. Vou gostar dessa área? Vou trabalhar com isso? Só o tempo poderá responder a essas perguntas, mas espero que a resposta a elas seja sim.